Feira de moda na Estação terá show gratuito de Pinduca e ações alusivas ao dia mundial de conscientização do autismo

No próximo domingo, 2 de abril, a Estação das Docas vai receber a edição de Páscoa da Feira Arte e Chic Belém, que irá ocorrer de 12h às 22h, no armazém 3 do complexo. Com entrada franca, o evento reunirá moda, artesanato e gastronomia em um só lugar, além de presentear o público com um show gratuito do cantor Pinduca. A Feira terá, ainda, um espaço destinado a ações alusivas ao dia mundial de conscientização do autismo.

Na edição especial de páscoa deste domingo, a Feira Arte & Chic Belém terá mais de 100 expositores regionais de moda autoral, decoração, artesanato, e outros segmentos. Será possível encontrar artigos como biojóias, acessórios variados, roupas, calçados, brinquedos, livros, papelaria, entre outros. O evento também receberá a ilustre visita do coelhinho da páscoa, que distribuirá lembranças de chocolate e fará a alegria da criançada. 

A Feira terá espaço gourmet dedicado à gastronomia regional e outras diversas opções que revelam a criatividade dos expositores em se tratando da utilização de iguarias da Amazônia e combinações com a culinária de outras regiões, além, é claro, de opções de ovos de chocolate e artigos alusivos à Páscoa. 

Raquel Gomes, após trabalhar por 16 anos em uma empresa privada, decidiu se tornar dona do próprio negócio e empreendeu no ramo da confeitaria com o “Ateliê Raquel Gomes Doces”, que atende por encomendas. “Na feira, terei a oportunidade de expor meu trabalho diretamente ao público, que pode esperar muitas opções de presentes para a páscoa, como ovos trufados, ovos de colher, brownies e bolos, sempre com muito chocolate”, declara Raquel

Dia Mundial de Conscientização do autismo

A Feira Arte & Chic irá ocorrer na mesma data que se estabeleceu como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril. O dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste sentido, a Feira terá um espaço destinado a participação de grupos de mães de autistas, que farão palestras sobre inclusão. 

Haverá um espaço de acolhimento para informações sobre diagnóstico, características e tratamento do TEA, com a presença de profissionais como fonoaudiologos, fisioterapeutas, psicólogos, e terapeutas ocupacionais.

“Para incluir é preciso antes respeitar”, enfatiza Ana Patrícia Vasconcelos, pedagoga especialista em autismo, que realizará uma palestra a cerca da temática junto a administradora Márcia Nóbrega. Ambas são mães de pessoas com TEA e terão como enfoque a inclusão.  

“Estaremos também com a loja colaborativa TEA, que nesse caso significa:  Transformar Experiência em Arte. Nela, mães de autistas empreendem com  materiais diversos que serão levados à feira, inclusive artigos alusivos ao autismo, como o cordão de quebra cabeças”, conta Patrícia Vasconcelos.

Chrys Nery, coordenadora da feira, aponta que “esta é a primeira vez que trazemos para dentro da feira uma discussão social tão importante, que é a conscientização sobre o autismo. Então, além de impulsionar a economia criativa local, buscamos cada vez mais refletir sobre o empreendedor, suas lutas e superações pessoais, de maneira que possamos fomentar o sucesso e a plena certeza de que todos podem todas as coisas”, declara a coordenadora.

Programação musical

Para fechar a programação da edição especial de páscoa da Feira Arte & Chic, Pinduca, o rei do carimbó, fará uma apresentação gratuita aos participantes do evento. Os cantores Wendel Faria e Vinícius Pamplona e Wyll Loureiro também se apresentarão no palco da feira. 

Confira a programação completa 

12:00 Abertura 
13:00 Alkir Viana (Autista escritor declamando poema)
13:30 Apresentação Wendel Faria e Vinícius Pamplona (Autistas cantores)
14:00 Show Wyll Loureiro 
14:30 Chegada do Coelhinho da Páscoa 
15:00 Palestra Grupo Mães Atípicas
16:00 Show do Wyll Loureiro 
17:00 Palestra UNAMA sobre TEA
20:00 Show Pinduca

A Feira Arte & Chic conta com o apoio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.

Serviço: Feira Art & Chic Belém, dia 2 de abril, de 12h às 22h, com entrada franca. Local: Estação das Docas, Boulevard das Feiras – Av. Boulevard Castilhos Franças, SN, Campina, Belém PA. 

Texto: Beatriz Santos/Para2000

Deixe um comentário