Mini Fábrica de Chocolate instalada na Estação das Docas oferece experiência sensorial

Que tal experimentar um chocolate 100% paraense, combinado a sabores como o jambú e a pimenta? E para quem é fã de um sabor tradicional, imagina provar a ‘éguatela’, feita com amêndoas regionais e de teor mais saudável. Os chocolates veganos também marcam presença na mini fábrica de chocolates instalada na Estação das Docas. O local será reinaugurado nesta quarta-feira, 2 de setembro, com degustação gratuita de chocolates e café.

A mini fábrica ‘Kakaw Chocolates da Amazônia’ foi inaugurada na Estação das Docas em março de 2020, mas precisou suspender as atividades devido à pandemia. Fundado por Júlio Lobato, o empreendimento tem como um dos principais objetivos promover uma experiência sensorial única àqueles que tem interesse em saber como o chocolate é feito, permitindo que o cliente participe das etapas do processo de produção.  

Além disso, a iniciativa visa otimizar a cadeia produtiva de cacau e aproveitar essa matéria-prima das mais variadas formas, desde os tradicionais bolos de chocolate até as ousadas cervejas de cacau, utilizando, em todas as produções, insumos locais em parceria com a associação de produtores de chocolate do Pará.

“A ideia não é apenas sermos uma loja de chocolates e doces, mas de lançar um conceito de chocolate nosso, provocando uma relação de afetividade e pertencimento às nossas riquezas amazônicas”, explica Júlio Lobato.

A objetivo é que, após o período de pandemia o local realize projetos como visitação de escolas de Belém, para que as crianças aprendam a história, importância econômica e formas de produzir a iguaria. Workshops, cursos e outras atividades que ligam o cliente ao mundo do cacau também serão realizadas, com o intuito de agregar conhecimento acerca do preparo e do modo correto de saborear o doce.

Tudo isso aliado a uma perspectiva sustentável, sem uso de embalagens, com vendas a granel e com um ambiente feito através de ações de reciclagem. A exemplo da loja, que é ambientada em um container reciclado.

“Nós conseguimos transformar um material inútil em um local atraente para a clientela. Para fazer a estrutura do lugar, meu pai teve a ideia de reaproveitar e reformar um container, que seria jogado fora, por não estar mais apto a transportar cargas. Esta reciclagem é só um dos exemplos do nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse o proprietário.

Júlio Lobato revela que a mini fábrica produz todos os tipos de chocolates. “Temos chocolate branco, 50%, 70%, ao leite, todos feitos sem gordura hidrogenada. Temos ainda chocolate vegano, produzido com xilitol e melitol, sem açúcar, que pode ser consumido inclusive por diabéticos”, conta.

Para a reinauguração desta quarta-feira,02, o local aguardará os visitantes durante todo o dia, com uma degustação gratuita de chocolates e café. A Kakaw Chocolates da Amazônia fica localizada no estacionamento da Estação das Docas, próximo ao armazém 3, e funciona de segunda a quinta, de 15h às 21h. Sexta a domingo, de 13h às 22h. O espaço oferece outros serviços como delivery, atendimento personalizado com agendamento, no qual o cliente pode marcar reuniões, aniversários, encontro com os amigos, inclusive com opções de fondue.

Serviço:

Reinauguração Mini Fábrica Kakaw Chocolates da Amazônia

Data: 02 de setembro de 2020

Horário: 15h às 21h

Funcionamento: Segunda a quinta, de 15h às 21h. Sexta a domingo, de 13h às 22h

Texto: Beatriz Pastana

Deixe uma resposta