Balé Folclórico da Amazônia abre programação cultural de Outubro na Estação das Docas

A temporada de outubro do Projeto Pôr do Som inicia na próxima sexta-feira (04), com o Balé Folclórico da Amazônia (BFAM). Conhecido por suas apresentações que misturam teatro, dança e ritmos amazônicos o grupo irá colocar o público para dançar a partir das 18h30, na Orla do complexo. O show é gratuito.

O público pode esperar um show com muita música, danças tradicionais e composições coreográficas que retratam o universo exótico e misterioso dos rituais, lendas, mitos, manifestações do sagrado e profano, e do homem e sua relação com os fenômenos da natureza.

A apresentação contará com variados ritmos, profusão de cores, riqueza e variedade de figurinos e adereços, que misturam elementos da tradicionalidade amazônica e técnicas de dança, resultando em um espetáculo singular, característico da companhia BFAM.

O Bfam – Balé Folclórico da Amazônia – Brasil, é uma companhia de dança, fundada em setembro de 1990, no bairro de Icoaraci, em Belém. Em suas apresentações a companhia tem como objetivo divulgar as manifestações da cultura espontânea amazônica, para o Brasil e o mundo, buscando a valorização de seus intérpretes, bem como a defesa da preservação ambiental e das nossas tradições.

Premiações – Ao longo de sua trajetória o grupo já realizou diversas turnês internacionais, participando como representante do Brasil em mais de 100 festivais realizados na Europa e Américas, além de outras 20 em todas as regiões do Brasil. O BFAM já conquistou inúmeras premiações internacionais e se destaca por ser o único grupo brasileiro a obter a medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon-Fr, e pela indicação ao prêmio Lunas Del Auditório, na categoria melhor espetáculo de folclore e tradição, em um festival realizado no México. A nível regional conquistou os prêmios: Adelermo Mattos, Mestre Verequete, o Theatro é Popular e Amazônia Cultural do Minc.

Texto: Beatriz Pastana
Fotos: Geraldo Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *