Corda oficial do Círio 2019 estará em exposição na Estação das Docas

Pela primeira vez a Estação das Docas receberá a corda oficial que será utilizada na procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019. Os paraenses e turistas que visitarem o complexo poderão ver de perto este que é um dos mais importantes símbolos da fé paraense. A corda chegará ao complexo por volta das 18h, após passar por vistoria da Diretoria da Festa de Nazaré e da Guarda de Nazaré. O percurso terá o apoio da Polícia Militar do Estado do Pará, que fará a segurança do símbolo.

Antes de ser enviada até a Estação das Docas, no sábado (28), a Diretoria da Festa de Nazaré e a Guarda de Nazaré realizam uma inspeção geral na Corda do Círio e Trasladação, a partir das 14h. A vistoria será realizada no colégio Santa Catarina de Sena, em Nazaré, e visa checar detalhes do ícone da festa de Nazaré, como argolas, nós e estações, para garantir a segurança dos promesseiros. Também será verificado se os 800 metros da corda estão em perfeitas condições para serem usados nas procissões. O teste de resistência já foi feito pela empresa que produziu a corda. 

Logo em seguida os 400 metros de Corda, que serão utilizados na procissão do Círio, no dia 13 de outubro, seguirão em direção ao Armazém 2 da Estação das Docas, escoltados pela PMPA. Enquanto isso, o Coral e Ministério de Música da Guarda de Nazaré estarão no complexo animando os fiéis que aguardam a chegada da corda.

O momento é um marco dentro das programações em homenagem ao Círio, que realiza pela primeira vez na Estação das Docas a exposição da Corda e também a exposição fotográfica da Guarda de Nazaré, aberta para visitação nesta quarta-feira, 26. 

É uma grande honra para a Pará 2000 receber a Corda do Círio de Nazaré, que é um dos símbolos da grande fé do povo paraense, e assim poder proporcionar esta exposição que criará um momento especial para os devotos. Aproveito para agradecer todos os parceiros que tornaram esta exposição possível, que este seja o primeiro ano de muitos, que a Corda na Estação das Docas nos dias que antecedem a procissão torne-se uma nova tradição”, comenta o diretor presidente da Organização Social Pará 2000, José Dantas Junior.

“A Estação das Docas é um ponto crucial para a logística, pois no Círio estendemos a corda em frente ao complexo e como ela estará em exposição no complexo agilizará o nosso trabalho. Além do fato de mostrar ao público de perto este ícone, que muitos não conseguem nem chegar próximo ou até mesmo ver, considerando que são cerca de 7 mil romeiros na corda do Círio”, avalia o diretor de procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Antônio Souza.

Histórico – A corda passou a fazer parte do Círio em 1855, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os bois não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

A exposição da Corda do Círio 2019 é uma realização do Governo do Pará através da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas com apoio da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e da Polícia Militar do Estado do Pará.

Serviço:

Exposição da Corda do Círio 2019 – Armazém 2 – De 28/09 a 12/10

Exposição fotográfica “Guarda de Nazaré – 45 anos de amor e fé” – Armazéns 1 e 2 – De 26/09 a 20/10

*Programação gratuita

Horário de funcionamento da Estação das Docas:

Segunda e terça – 10h às 00h

Quarta – 10h às 01h

Quinta, sexta e sábado – 10h às 02h

Domingo – 9h às 00h

No período do Círio os horários serão alterados, conforme abaixo:

Dia 11/10 (sexta) – 10h às 02h

Dia 12/10 (sábado) – 8h às 16h (neste dia o estacionamento abre às 06h da manhã)

Dia 13/10 (domingo) – 16h às 00h

*Texto com informações da Ascom da Diretoria da Festa do Círio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *