Estação das Docas recebe exposição fotográfica sobre a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré

A Estação das Docas promove no período de 26 de setembro a 20 de outubro a exposição itinerante “Guarda de Nazaré 45 anos de amor e fé”. A visitação gratuita será durante o horário de funcionamento do complexo. As imagens estarão expostas no interior dos armazéns 1 e 2.

A fotos são de autoria da Assessoria de Comunicação da Guarda de Nazaré, que além de fotografias de integrantes do grupo, conta com doações dos Apoios Oficiais desta assessoria, como a fotógrafa paulista Soraya Montanheiro, que apresenta seu trabalho documental de pesquisa e registro da Guarda de Nazaré, e também do repórter fotográfico paraense Salim Wariss.

As 77 imagens dessa mostra são inéditas, e levam o público a conhecer o trabalho da Guarda de Nazaré, dos preparativos para receber os promesseiros e atuar no Círio,  e igualmente da logística necessária para levar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré dos rios da Amazônia até as maiores cidades do país.

A exposição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas em parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

A Guarda e exposição

Em novembro deste ano, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, fundada em 1974, que é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, e considerada a maior guarda católica do mundo vai completar 45 anos. Na mostra fotográfica será possível observar registros dos mais diversos trabalhos religiosos e pastorais desenvolvidos pela Guarda de Nazaré, desde os mais conhecidos e divulgados que compreendem os serviços prestados em prol da Festa da Rainha da Amazônia, e ao Santuário de Nazaré, até aqueles com menor destaque midiático, mas de igual importância, como a Campanha de Doação de Sangue, por exemplo.

A fotógrafa, ao registrar o Círio de Nazaré em 2013, conheceu o trabalho voluntário desta pastoral. Desde então, acompanhou a Guarda de Nazaré por diversos lugares como a região do Baixo Amazonas, Rio de Janeiro e Maranhão, o que rendeu o lançamento do livro “Guarda o Círio de Nazaré” em São Paulo, com eventos no Rio de Janeiro e Belém no ano de 2018, o primeiro dedicado a esta instituição.

Serviço:

Exposição Fotográfica “Guarda de Nazaré 45 anos de amor e fé”

Data: 26 de setembro a 20 de outubro de 2019

Horário:  segunda a sábado a partir das 10h e domingo a partir das 9h

Local: Armazéns 1 e 2 da Estação das Docas

Entrada gratuita


Com informações da Ascom Guarda de Nossa Senhora de Nazaré

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *